Perguntas Frequentes

Como criar a planilha para importação de clientes no Hiper Gestão
Última atualização 5 ano(s) atrás

Esse artigo traz algumas dicas para você criar a planilha de dados e importar seus clientes, fornecedores ou transportadoras para o Hiper sem problemas.

Quais as extensões do arquivo que pode ser importado para o Hiper?

Somente podem ser importados arquivos CSV ou arquivo texto (txt). Nos dois casos, as colunas são separadas por ponto e vírgula (;). O arquivo precisa estar no formato UTF-8 puro. Todas ferramentas editoras de planilhas e texto oferecem a possibilidade de exportar neste formato.

Quais os campos podem conter uma planilha de clientes?

A planilha de clientes deve possuir no mínimo, uma coluna: nome ou razão social (máximo 80 caracteres). Além desse campo, existem outros valores que podem ser enviados como colunas no arquivo a ser importado para o Hiper, que são eles:

Dados do cliente

Nome Fantasia: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 60 caracteres. Caso informado o Nome Fantasia para uma pessoa física, o Nome Fantasia informado será descartado.

CPF ou CNPJ: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 18 caracteres. Se você não informar o CPF ou CNPJ, o Hiper irá definir o cliente como Pessoa simplificada. A informação do CPF ou CNPJ é única, ou seja, não é possível conter dois clientes com o mesmo CPF ou CNPJ. Neste campo está permitido adicionar caracteres especiais como ".", "/" e "-", como por exemplo: 11.111.111/1111-80 ou 123.456.789-09.

Inscrição Estadual: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 14 caracteres. Se você não informar o CPF ou CNPJ, não será importada essa informação. Caso o cadastro não tiver Inscrição Estadual, o Hiper irá definir que o cadastro como Isento.

RG: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 15 caracteres, o RG somente será importado se o cadastro for pessoa física. Caso definido o RG para uma pessoa jurídica, o RG informado será descartado.

Data de Nascimento: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 10 caracteres e deve ser uma data válida, este campo é exclusivo para cadastros de pessoas física. Caso definida a data de nascimento para uma pessoa jurídica, a data informada será descartada. A data informada deve ser maior que 01/01/1753 e menor que 31/12/9999, como por exemplo: 01/01/1900.

Localização do cliente

Nome da Cidade: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 80 caracteres. A cidade somente estará correta se o campo UF estiver preenchido, caso contrário, poderá ser definida uma cidade do mesmo nome em outro estado.

UF (Estado): O campo é do tipo texto e deverá ter 2 caracteres. Exemplos de valores possíveis: RS, SC, SP, RJ, entre outros estados. Se o cadastro conter UF mas não for informada a Cidade, o UF será descartado.


Logradouro: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 80 caracteres.

Numero do Endereço: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 10 caracteres.

Bairro: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 80 caracteres.

Complemento: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 80 caracteres.

CEP: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 10 caracteres.

Código do IBGE: O campo é do tipo numérico inteiro, ou seja, um número que não possui casas decimais. Se for definido um Código do IBGE correto, o Hiper irá desconsiderar as informações de cidade e UF e passará a valer o Código de IBGE.

Tipo de cliente

É Cliente: O campo é do tipo booleano, ou seja, neste campo serão aceitas apenas informações verdadeiras (verdadeiro, v, true, t, sim, s, 1) ou falsas (falso, f, nao, não, n, 0). Se a informação É Cliente estiver verdadeira, o cadastro será definido como Cliente.

É Fornecedor: O campo é do tipo booleano, ou seja, neste campo serão aceitas apenas informações verdadeiras (verdadeiro, v, true, t, sim, s, 1) ou falsas (falso, f, nao, não, n, 0). Se a informação É Fornecedor estiver verdadeira, o cadastro será definido como Fornecedor.

É Transportadora: O campo é do tipo booleano, ou seja, neste campo serão aceitas apenas informações verdadeiras (verdadeiro, v, true, t, sim, s, 1) ou falsas (falso, f, nao, não, n, 0). Se a informação É Transportadora estiver verdadeira, o cadastro será definido como Transportadora.

Obs.Se nenhum tipo de cliente for verdadeiro, o cadastro será adicionado como Cliente.
Obs. (2): Pode ser selecionada mais de uma opção, ou seja, é possível um cadastro ser Cliente, Fornecedor e Transportadora.

Contato do cliente

E-mail: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 80 caracteres.

Telefone Principal: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 16 caracteres, deve obrigatoriamente ter o DDD. Neste campo está permitido adicionar caracteres especiais como "(", ")" e "-", exemplo de um telefone com DDD: (047) 99999-9999.

Telefone Secundário: O campo é do tipo texto e deve ter no máximo 16 caracteres, deve obrigatoriamente ter o DDD. Neste campo está permitido adicionar caracteres especiais como "(", ")" e "-", exemplo de um telefone com DDD: (047) 99999-9999.

Planilhas de exemplo

Para auxiliar você a montar sua planilha sem problemas, disponibilizamos três planilhas.

Você conhece os passos para realizar uma importação de clientes?
Clique aqui e veja como é fácil realizar uma importação de clientes!



Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!