Perguntas Frequentes

Desvinculação de S@T/SAT
Última atualização 5 ano(s) atrás

1) Acessar o Sistema de Gestão e Retaguarda do SAT. (Com Certificado digital) https://satsp.fazenda.sp.gov.br/COMSAT/Account/LoginSSL.aspx?ReturnUrl=%2fCOMSAT

2) Acessar a função através do Menu “Equipamento” > “Ações” > “Solicitar Desativação de Equipamento SAT”.

3) ATENÇÃO: CONFORME § 2º DO ARTIGO 4º DA PORTARIA CAT 147 DE 2012, UMA VEZ DESATIVADO, O EQUIPAMENTO SAT NÃO PODERÁ SER REATIVADO PARA UTILIZAÇÃO NO MESMO ESTABELECIMENTO.

4) Para listar os equipamentos utilize os filtros “Fabricante”, “Modelo”, “Versão” e/ou “Número de Série” e clique em “Pesquisar”.

5) Para marcar o SAT a ser desativado, clique na caixa de seleção do lado esquerdo do número de série desejado (ex. 000000000-00).

6) Caso queira desmarcar um número, basta clicar novamente na caixa marcada, ele ficará em branco.

7) Os equipamentos para os quais será solicitada desativação ficarão marcados. Aos números de série que estiverem com a caixa em branco não será enviado o comando de desativação.

8) Para prosseguir clique em “Desativar”.

9) O sistema mostrará uma mensagem de confirmação, o usuário deve:
1 - Confirmar que está ciente que uma vez desativado, não será mais possível vincular o equipamento para o contribuinte que está solicitando a desativação;
2 - Verificar se os números estão corretos e, caso estiverem corretos, clicar em “Sim”.

10) Após clicar em “Sim”, aparecerá uma mensagem de confirmação. Clique em “Ok” para prosseguir.

11) Para completar o processo de desativação, o usuário deve conectar o equipamento SAT à internet para que a solicitação seja transmitida ao SAT.

12) Com o equipamento ainda conectado à internet, o usuário deve acionar o bloqueio ou desativação do SAT no software de ativação do fabricante do SAT ou caso o Aplicativo Comercial realize essa tarefa também, pode ser utilizado o aplicativo comercial.

image


13) Consultar o SGR-SAT e verificar se a situação do equipamento passou a constar como “Desativado”

image


Consultar situação de equipamento SAT
IMPORTANTE: Não aperte RESET caso o equipamento constar como "Desativação Solicitada". Tente realizar o passo 12 novamente, caso não seja possível, envie mensagem pelo fale conosco, reportando o ocorrido e enviando o número de série do SAT, o CNPJ do contribuinte e quaisquer outros dados pertinentes. Resetar o equipamento sem que a situação na retaguarda estiver como "Desativado" inutilizará o SAT.

14) Com o equipamento ainda conectado à internet, para completar o processo de desativação, o usuário deve apertar o botão “Reset” do SAT.

Fonte: https://portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/sat/Paginas/Guia-Desativa%C3%A7%C3%A3o-SAT.aspx

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!