Perguntas Frequentes

Confira as mudanças do Fechamento de caixa por turno
Última atualização 5 ano(s) atrás

O que é o Fechamento de caixa?

O Fechamento de Caixa é utilizado para comparar os valores de operações de vendas no Hiper com os valores físicos de dinheiro, cheques, comprovantes de crediário e demais finalizadores. Com este recurso, é possível verificar todas as movimentações por meios de pagamento e as sobras ou faltas de valores no caixa.

Regras do Fechamento de Caixa por turno

  • O Fechamento de Caixa pode ser realizado no Hiper Loja, Hiper Caixa ou Hiper Gestão.
  • O Fechamento de Caixa é separado por Loja (filial), Operador de caixa, Data e Turno.
Como ficará a comunicação dos turnos?

Os fechamentos de caixa por turno terão uma comunicação entre os aplicativos para consultar os valores lançados e os valores movimentados durante o decorrer do turno.

Nova tela de fechamento do Hiper Gestão

No Hiper Gestão todas as operações são enviadas e totalizadas no menu Vendas na opção Fechamento de caixa. O fechamento pode ser realizado no Hiper Caixa, Hiper Loja e Hiper Gestão. Possibilitando realizar também o fechamento por turno.

Conforme o exemplo abaixo, os valores estão separados por aplicativos e por meios de pagamento. Apenas através do Hiper Gestão é possível ver as operações efetuadas clicando no botão Ver operações de venda.

fechamento_de_caixa_gest_o.png

Nova tela de fechamento de caixa no Hiper Loja

No Hiper Loja é possível acessar o fechamento diretamente do menu Vendas clicando em Fechamento de caixa. Marcando a opção Considerar operações realizadas no Hiper Gestão os valores movimentados no Hiper Gestão são apresentados na tela, assim totalizando movimentações e os valores que já tiverem sido lançados em outros aplicativos.

Conforme imagem abaixo, na parte de origens é possível ver as movimentações e valores lançados por cada aplicativo:

fechamento_de_caixa_Loja.png

Nova tela de fechamento de caixa no Hiper Caixa

O fechamento de caixa no Hiper Caixa ficou mais completo, marcando as opções Considerar operações realizadas no Hiper Gestão e Considerar operações realizadas no Hiper Loja, são apresentados os valores movimentados e já lançados nos demais aplicativos com a data, turno e usuário que estiver fazendo os lançamentos. Ao finalizar o operador pode clicar em Confirmar para fechar o caixa.

fechamento_de_caixa_caixa.png

Conforme imagem abaixo, caso tenha o termo offline na frente das opções. não está havendo comunicação entre os aplicativos. Para mais detalhes sobre o problema clique emoffline.

fechamento_de_caixa_op__o_offline.png

Como funciona o fechamento de caixa com a visão de um operador?

O fechamento de caixa com a visão do operador é chamado também de fechamento cego. O fechamento cego é utilizado por usuários que não tem permissão para visualizar os valores movimentados, somente conseguem visualizar os meios de pagamento e o campo de lançamento dos valores na gaveta. No final do dia o usuário com perfil de Administrador ou Gerente pode conferir os valores que o operador lançou.

Abaixo um exemplo de fechamento cego no Hiper Gestão, Hiper Loja e Hiper Caixa:

Hiper Gestão

fechamento_cego_gest_o.png

Hiper Loja

fechamento_cego_loja.png

Hiper Caixa

fechamento_cego_caixa.pngDúvidas frequentes

Quando é aberto um novo turno automaticamente?

Se o usuário efetuar uma nova venda após um fechamento.

Quando é perguntado a abertura de um novo turno?

O usuário é questionado sobre a abertura de um novo turno somente em um cenário.

E qual é o cenário?

Um operador de caixa realizou operações no dia 01/08 durante o dia todo e estendeu o expediente até a madrugada do dia 02/08 por até 4 horas. Durante essas 4 horas, se o operador sair do caixa e entrar novamente, será perguntado se deseja iniciar um novo turno. Se sair e não entrar novamente, na manhã seguinte inicia um novo turno.

Como corrigir um lançamento de caixa errado?

Para corrigir é necessário cancelar o fechamento do caixa realizado no Hiper.

Para cancelar o fechamento acesse o Hiper Gestão e:

Passo 1: Cancelar o fechamento no caminho Menu Vendas > Listagem de operações.

Passo 2: Realizar novo fechamento no caminho Menu Vendas > Fechamento de Caixa.

É possível alterar o turno de uma operação realizada?

Sim. Para alterar o turno de uma operação, você deve acessar o Menu Vendas > Listagem de operações no Hiper Gestão e clicar em Ações > Alterar turno.

Por questões de segurança, somente o usuário com o perfil de usuário: Gerente ou Administrador pode realizar esta operação.

Existem relatórios para acompanhar os fechamentos de caixa?

Sim. É possível acompanhar os fechamentos de caixa pelo relatório Detalhamento de fechamento de caixa e o relatório de Fita de caixa que ficam no menu Vendas do Hiper Gestão ou no Hiper Loja.

Detalhamento de fechamento de caixa traz informações dos caixas fechados por Loja (filial), Operador, Data e turno. Também é possível marcar a opção Exibir detalhamento das operadoras de cartão para uma melhor análise do fechamento.

Fita de caixa traz informações detalhadas por operações do caixa, é possível selecionar a fita de caixa por Loja (filial), Operador, Data e Turno. E para uma melhor análise da fita de caixa também existem as opções Exibir itens vendidos, Exibir títulos recebidos, Exibir meios de pagamentos (finalizadores), Exibir operações não concluídas.

Como funciona a rotina de sobras e faltas no fechamento de caixa?

  • As sobras são entradas que somam dinheiro no caixa.
  • As faltas são saídas que diminuem dinheiro no caixa.
É possível consultar um resumo do fechamento do caixa após o caixa já estar fechado?

Sim. Agora quando o caixa estiver fechado não será exibida somente a mensagem, a tela ficará com os valores que foram contabilizados e um aviso de que o caixa já está fechado conforme imagem abaixo:

fechamento__caixa_fechado_.png

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!