Perguntas Frequentes

Primeiros Passos com o Hiper
Última atualização 5 ano(s) atrás

Ao começar a gestão do seu negócio no Hiper você deve inicialmente cadastrar os dados da sua empresa. Informe a razão social, o nome fantasia, CNPJ e os dados relativos aos seus contatos e endereço.

Em seguida, cadastre as informações fiscais da empresa. Você precisa definir o regime tributário (Simples Nacional, Simples Nacional - excesso de sublimite de receita bruta ou Regime Normal). Com exceção do Regime Normal, é necessário também definir o CSOSN (Código de situação de operação do Simples Nacional) e a Alíquota Simples Nacional.

Ainda dentro das informações fiscais, defina a situação tributária do PIS e sua alíquota, e a situação tributária do COFINS e sua alíquota. A seguir, estabeleça as CFOPs que serão utilizadas automaticamente pelo Hiper no momento que você realizar suas vendas.

Para concluir as configurações fiscais básicas da sua empresa, importe seu Certificado Digital e sua tabela de tributos IBPT.

Saiba mais sobre Certificado Digital

Saiba mais sobre Tabela de Tributos IBPT

Finalizada essa etapa, é a hora de você escolher os usuários que irão operar no sistema e suas devidas atribuições (administrador, gerente, vendedor). Esta etapa é muito importante, pois é o perfil do usuário que vai determinar as permissões ou restrições de acesso à funcionalidades ou relatórios do Hiper.

Comece então o cadastramento de seus clientes e fornecedores. Defina o nome e um documento de identificação como, CPF ou CNPJ e o dados complementares.

Aprenda a importar uma lista de clientes e fornecedores

O próximo passo é o cadastramento de produtos. Preencha o nome, a unidade de medida, os valores e outras informações complementares. A seguir, informe as tributações do produto (ICMS, IPI, PIS e COFINS). Caso não seja informado nenhuma regra tributária, serão utilizadas regras tributárias padrões do sistema.

Pronto! Você já está apto para realizar suas vendas.

Por favor, aguarde!

Por favor aguarde... vai levar um segundo!